Em 1968, Nestor começou a dar aulas como contramestre do mestre Gato (Fernando C. de Albuquerque) na Escola de Arquitetura da UFRJ (Ilha do Fundão, RJ). No ano seguinte, já corda-vermelha, além das aulas na Ilha do Fundão, deu aulas na sede do Grupo Senzala (Cosme Velho, RJ); e em 1970, também na Universidade Rural (km.47 da antiga Rio-São Paulo).
Em 1971 - com 25 anos -, viajou, sozinho e por conta própria, para a Europa e foi o pioneiro do ensino fora do Brasil, começando na London School of Contemporary Dance (Londres). Viveu e ensinou no estrangeiro durante 10 anos, entre 1971 e 1996.
Atualmente, todos os anos, passa 3 meses na Europa, e 1 ou 2 na América do Norte, ensinando; dando palestras; fazendo apresentações em teatros, casas noturnas, universidades, TV, etc. Quando está no Brasil, dá aulas de capoeira às 2af, 4af, e 6af, no Galpão das Artes Urbanas, das 19 às 22 horas, na Gávea (RJ).
Mais tarde, em 1968. Nestor juntou-se ao Grupo Senzala do Rio de Janeiro. Foi aluno de mestre Wandelcoque Preguiça de Oliveira (1946, baiano de Salvador, aluno “formado” de Mestre Bimba);
e recebeu a corda-vermelha (graduação máxima da Senzala) em 1969, tendo como padrinhos os mestres Fernando Gato C. de Albuquerque,
Gil Velho C. de Albuquerque, e o saudoso Mosquito. Em 1990, aos 44 anos de idade, Nestor começou um trabalho independente, com filosofia e metodologia de ensino próprias, na sua Escola Nestor Capoeira.
DISCOS, FITAS CASSETE E CDs - Gravou um disco LP, Galo Já Cantou (1985), que saiu com seu segundo livro, atualmente em CD. Gravou uma fita cassete didática,
Os Fundamentos da Malícia (1992), que saiu com seu terceiro livro, com os mestres Toni Vargas, Gato e Peixinho, enfocando o papel de cada um dos 3 berimbaus no som da capoeira, atualmente em CD. Gravou um CD duplo, A balada de Noivo-da-Vida e Veneno-da-Madrugada; e Canções Imorais de Amor e Maldição (2014).
Build a website - Click here